Já parou para pensar que após 12 anos na educação básica, a maior parte dos estudantes saem da escola sem saber produzir uma redação? E eu sei disso, pois vejo vários cursinhos crescendo e lucrando alto em decorrência dessa lamentável falha educacional.
Então chega a tão temida redação do Enem e você se pergunta: "Mas, será que após passar vários meses me preparando, agora vou ter um resultado positivo?"
A minha resposta é "depende do que você considera resultado positivo". Seria apenas a aprovação em uma faculdade renomada?
O ato da escrita parece apenas abrir portas para uma universidade. No entanto, esta ferramenta, por que não política, irá inseri-lo no mundo crítico, no qual os processos diversificados de leitura e escrita te conduzirão a uma maior participação social. Ação essa negada para a maior parte da população brasileira que ainda não consegue transitar entre os diferentes meios da produção textual.
Portanto não atrele a sua nota na redação à sua capacidade de ler e escrever textos ricos e produtivos. Entenda que há um processo em curso, visto que se agora você aprendeu mais do que nos longos anos de escolarização, não pare. Este é só o começo!
Bons estudos!
Luciana
Nenhum comentário:
Postar um comentário