sexta-feira, 27 de março de 2020

As cinco competências avaliadas na redação Enem

As cinco competências avaliadas na redação do ENEM


COMPETÊNCIA 1

Esta competência resume-se na avaliação da gramática e do vocabulário empregado no texto. Além disso, a construção sintática é um ponto chave que deve ser considerado também, uma vez que os períodos muito longos, incompletos e confusos afetam a fluidez do texto.

Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

200
Apenas dois desvios gramaticais.
160
Um desvio na construção sintática ou mais de dois desvios gramaticais.
120
Mais de dois desvios gramaticais, problemas na construção sintática e/ou alguns usos da informalidade.
80
Muitos problemas na construção sintática, marcas de oralidade, e muitos desvios gramaticais.
40
Texto quase inteligível, com uma escrita informal, e com muitos problemas quanto à gramática, à construção sintática e à seleção do vocabulário.
0
O seu texto não apresenta inteligibilidade (não há como compreendê-lo).

Os 7 principais erros nessa competência são:

1. Frases muito longas, confusas, incompletas;
2. Ortografia;
3. Acentuação;
4. Vírgula;
5. Crase;
6. Concordância;
7. Marcas de oralidade.

5 Dicas importantes para melhorar a sua C1.

1. Leia editoriais e artigos de opinião diariamente, principalmente se você não domina completamente a modalidade formal da língua.
2. Faça um levantamento dos erros recorrentes que você comete e estude as regras gramaticais relacionadas a eles.
3. No momento da escrita, faça frases curtas, com, no máximo, 3 linhas.
4. Releia o seu texto em voz alta para identificar os problemas quanto à fluidez do texto, ou seja, de estrutura sintática.
5. Construa um vocabulário do tema, ou seja, sinônimos para as palavras que compõem a temática, a fim de evitar a repetição na redação.


COMPETÊNCIA 2

Esta competência resume-se na avaliação de quatro fatores:

1. Tema
2. Tese
3. Estrutura dissertativa-argumentativa
4. Outra área do conhecimento

Primeiramente, é essencial que você não fuja do tema ou desobedeça a estrutura dissertativa-argumentativa, pois a sua redação será “zerada”. Além disso, o seu posicionamento deve estar explícito no texto, pois é indispensável aliar informação e opinião.
          Outro ponto de atenção é o tangenciamento, ou seja, não fale apenas sobre parte do tema, mas esteja atento ao todo, à sua completude. Na redação do ENEM de 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil – tangenciou o tema, o estudante que escreveu apenas sobre “deficientes” ou não mencionou Brasil.
          É fundamental ressaltar que a outra área de conhecimento ou repertório sociocultural deve ser explícita e produtiva, isto é, faz-se necessário que ela esteja articulada à argumentação. Para que isso ocorra, lembre-se de que o repertório deve estar acompanhado de um comentário, isto é, deixe claro o porquê do uso dele para embasar o argumento.
            
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

200
Argumentação consistente, apresenta repertório produtivo (relacionado ao tema), e domina muito bem a estrutura dissertativa-argumentativa.
160
Usa o repertório, mas sem relação ao tema.
120
Não usa repertório, apresenta base no senso comum.
80
Copia o texto motivador
40
Fala do assunto, mas tangencia o tema (mostra parte dele), ou mistura outras tipologias textuais ao texto dissertativo-argumentativo.
0
Não fala do tema, não escreve um texto dissertativo-argumentativo (escreve uma narrativa, letra de música, etc.)

Erros comuns:

1. Não atender à estrutura dissertativa-argumentativa;
2. Tangenciar o tema;
3. Cópia de partes do texto motivador;
4. Ausência da tese;
5. Não deixar implícito o projeto de texto.
6. Apresentar repertório sociocultural solto, sem produtividade.

5 Dicas importantes para melhorar a sua C2.

1. Estude a estrutura dissertativa-argumentativa. Faça uma análise criteriosa das redações nota 1000 de edições passadas do ENEM. Você poderá encontrá-las na Cartilha do Participante disponibilizada todos os anos no site do Inep.
2. Analise textos de cunho argumentativo como editoriais e artigos de opinião. Caso você tenha muita dificuldade com a escrita formal, isso te ajudará em relação ao vocabulário, estrutura, construção sintática e marcas de opinião.
3. Faça um vocabulário do tema, assim evitará a repetição dos elementos, palavras representadas nele.
4. Explicite a área do conhecimento que você utilizará, por meio da apresentação do nome, autor, data, movimento e a articule à temática desenvolvida.
5. Faça uma paráfrase das informações que utilizará nos textos motivadores.


COMPETÊNCIA 3

Nesta competência, avalia-se, principalmente, a qualidade da sua argumentação. Por isso, é indispensável que ela apresente coerência e clareza. 

Aqui deve-se considerar três pontos fundamentais:


1. Projeto de texto = Refere-se ao planejamento do seu texto. Uma grande vantagem dessa organização é mostrar para o seu corretor que você planejou a sua redação antes de escrevê-la.

2. Autoria = Refere-se aos argumentos próprios, externos à coletânea. Sabe aquelas frases
aplicáveis a qualquer tema?

*Este é um tema muito polêmico.
*Faz-se necessário mitigar essa problemática.

Isso é o que chamamos de fórmulas textuais e devem ser evitadas, pois levam a crer que o estudante decorou algumas partes prontas, sem especificidade de um tema e utilizou dentro do texto. Caso o corretor perceba, você será penalizado por falta de autoria.

3. Marcadores de opinião = Refere-se ao uso de adjetivos, advérbios, substantivos e até
verbos para estabelecer a defesa de um ponto de vista. Aqui há uma métrica, quanto
mais marcadores você utiliza, mais opinativo o seu texto se torna. E, claro que se tratando
de um texto argumentativo, é indispensável que você use e abuse de palavras e
expressões que deixem a sua opinião bem explícita.


Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200
Informações consistentes, fundamentadas e organizadas, com autoria em defesa de um ponto de vista.
160
Informações organizadas e indícios de autoria, ou seja, com frases prontas.
120
Não extrapola à coletânea, argumentação pouco organizada, se contradiz.
80
Textos desorganizados, contraditórios, limitados à coletânea, não há planejamento.
40
Texto incoerente, incompreensibilidade.
0
Texto incompreensível.

5 Erros comuns

1. Texto mais expositivo do que argumentativo;
2. Falha no projeto de texto;
3. Argumentos pouco organizados, soltos;
4. Argumentação sem fundamentação, uso de clichês, senso comum;
5. Apresentar subjetividade no texto.

6 Dicas importantes para melhorar a sua C3.

1. Utilizar "marcadores de opinião".
2. Organizar um esquema do texto antes de começar a escrever;
3. Apresentar uma tese detalhada, revisar a tese antes de iniciar a argumentação;
4. Montar um caderninho com os principais eixos temáticos e todo o repertório sociocultural que você conseguir;
5. Após a aplicação da área de conhecimento, lembrar-se de fazer um comentário que interligue essa e o tema (situação-problema);
6. Explicar todos os conceitos e fatos apresentados no desenvolvimento.


COMPETÊNCIA 4


Esta competência marca a estrutura de organização do texto, visto que avalia a utilização dos recursos coesivos (conjunções, pronomes, advérbios, locuções adverbais) que estabelecerão sentido entre as partes do texto.

Faz-se necessário observar que o estudante deve manter uma coesão macroestrutural, ou seja, entre os parágrafos e microestrutural, entre as frases que compõem os parágrafos. Assim, é imprescindível indicar sentidos, tais como: causa, explicação, consequência, adversidade, adição, dentre outros. 

Um ponto de atenção aqui é estar atento à variabilidade dos conectivos selecionados para o texto, isto é, evite a repetição do mesmo articulador na sua redação.

Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório de conectivos diversificado.
160
Articula bem as partes do texto com poucas inadequações.
120
Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, repertório de conectivos pouco diversificado.
80
Articula as partes do texto de forma insuficiente com muitas inadequações e repertório de conectivos limitado.
40
Articula as partes do texto de forma precária.
0
Não articula as partes do texto.

5 Erros comuns

1. Ausência de conectivos entre parágrafos;
2. Repetição de conectivos;
3. Utilização de conectivos inadequados;
4. Frases longas;
5. Repetição vocabular.

4 Dicas importantes para melhorar a sua C4.

1. Fazer um lista de conectivos e utilizá-los constantemente nas suas redações;
2. Construir frases mais curtas e fazer as retomadas utilizando os pronomes;
3. Fazer um paráfrase do tema para evitar a repetição vocabular;
4. Revisar o texto para constatar que não houve repetição de conectivos.


COMPETÊNCIA 5

A sua proposta de intervenção será avaliada seguindo três critérios: concretude, detalhamento e coerência com a discussão apresentada. (Ver o artigo intitulado "proposta de intervenção")

É importante que você apresente uma proposta completa que responda às seguintes questões: (Quem? O quê? Como? Para quê?) + (Detalhamento adicional).

Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

200
Detalhada, concreta e relacionada à discussão
160
Proposta relacionada ao tema, relacionada à discussão, mas com 1 desvio no detalhamento.
120
Proposta com pouco detalhamento, mas articulada ao tema e à discussão.
80
Proposta insuficiente, não articulada à discussão.
40
Proposta de intervenção precária, muito vaga ou articulada apenas ao assunto central.
0
Não há proposta ou não está relacionada ao tema.


5 Erros comuns

1. Lista de propostas;
2. Falta de ação interventiva;
3. Utilização de agentes nulos;
4. Falta de detalhamento;
5. Utilização do futuro de pretérito ou oração condicional (ver artigo sobre proposta de intervenção).

4 Dicas importantes para melhorar a sua C5.

1. Estruturar uma tabela que responda às 4 questões fundamentais para montar uma proposta completa (quem, o quê, como e para quê);
2. Ler a argumentação antes de elaborar a proposta;
3. Identificar os agentes sociais de uma proposta (ver artigo sobre proposta de intervenção);
4. Escolher verbos que denotem ação no presente ou futuro do presente (ver artigo sobre proposta de intervenção).


Agora é com você! Faça uma análise dos principais erros que vinha cometendo, pois o aprendizado se dá a partir das nossas falhas.

Fica a dica!

Bons estudos!
Luciana

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