domingo, 15 de março de 2020

Tipos de introdução

Aula 1

Tipos de Introdução

A cartilha do participante ENEM traz o seguinte esquema:

Tema
 |
 Tese
 |
Argumentos
 |
Proposta de
Intervenção

Observe que essa sequência de elementos forma o projeto da unidade textual que se espera do estudante na redação. Aqui, podemos destacar a introdução enquanto uma apresentação do tema + tese. Apesar de muitos se desesperarem pensando que precisam obrigatoriamente de um gancho ou contexto para colocar na introdução, fica claro que isso funciona apenas para deixar o seu texto mais consistente, afinal, você já mostrará uma estratégia argumentativa ao optar por esse formato.

Então, bora entender as formas de criar este gancho
  • Introdução por afirmação ou declaração inicial = Aqui você escolhe uma frase de impacto. O objetivo é chamar a atenção do leitor, por exemplo, com uma declaração crítica.
Exemplo: "É notória a necessidade de ir de encontro à intolerância religiosa no país vigente. Diante disso averígua-se, desde o período da colonização brasileira, um esforço etnocêntrico de catequização dos indígenas nativos, como forma de suprimirem suas crenças politeístas". (Samanta Gabriela - Redação nota 1000/2017)
  • Introdução por exemplificação = Neste caso, você inicia o texto com uma breve narrativa, real ou ficcional.
Exemplo: "No livro "1984" de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes". (Lucas Felpi - Redação nota 1000/2018)
  • Introdução por definição = Aqui você inicia explicando, definindo o assunto ou algum conceito ligado a ele.
Exemplo: "O feminismo é o movimento que luta pela igualdade social, política e econômica dos gêneros. Hodiernamente, muitas conquistas em prol da garantia dessas igualdades já foram alcançadas (...)" (Júlia Guimarães - Redação nota 1000/2015)
  • Introdução por alusão histórica = Aqui é apresentado um fato histórico. É inquestionável que esse tipo de introdução é o preferido dos estudantes. A sugestão que tenho pra você: "Não se limite a treinar apenas uma forma de apresentação, vá construindo os diferentes temas com diferentes formatos de introdução. Isso te dará mais segurança no dia da prova".
Exemplo: "Durante o século XIX, a vinda da Família Real ao Brasil trouxe consigo a modernização do país, com a construção de escolas e universidades. Também, na época, foi inaugurada a primeira escola voltada para a inclusão social de surdos". (Beatriz Albino - Redação nota 1000/2017)
  • Introdução por citação = Você pode iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. É importante ressaltar que você pode apresentar uma citação direta, com as palavras do autor, sem qualquer alteração ou uma citação indireta, ou seja, parafraseada, com as suas palavras.
"Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmo direitos e deveres". (Alan de Castro - Redação nota 1000/2017)

Faz-se necessário salientar que existem outros tipos de introdução: por frases nominais, por comparação, por apresentação de dados estatísticos. Recomendo que você estude cada tipo e tente aplicar modelos diferentes quando estiver escrevendo o seu texto.

Bora começar!
Luciana








Nenhum comentário:

Postar um comentário