terça-feira, 17 de março de 2020

Análise de introdução

Análise de Introdução

Tema: O combate ao bullying no Brasil


Atualmente, no Brasil, é evidente a persistência do bullying nas escolas, por exemplo, o caso do massacre de Sussano, em 2016, onde dois amigos que sofriam bullying mataram 10 alunos. Verifica-se que o Governo é falho ao tentar combater o bullying. Logo, duas vias podem ser tomadas a utilização da tecnologia e uma maior participação da família. (Disponível em: https://www.imaginie.com.br/enem/exemplo-de-redacao/o-combate-ao-bullying-no-brasil/2002664 Acessado em: 17 mar. 2020)



Como podemos melhorar essa introdução?

Vem comigo!

Primeiramente, já se tornou clichê iniciar a redação com o termo "atualmente", logo fuja do senso comum e, para impressionar o seu corretor e gerar mais credibilidade, seja mais específico. Exemplo: "Ocorrido em março de 2019, o massacre...", "Ocorrido no primeiro semestre de 2019...". Lembre-se de que você está escrevendo em casa, então pesquise. Este é o momento de condicionar o seu cérebro a guardar  informações que podem ser retomadas no dia da sua avaliação do ENEM.

Um outro fator a ser considerado nessa introdução é a falta de relevância e coerência entre as informações e o que realmente está explícito no tema. Observe que o foco da breve narrativa está na consequência gerada pelo bullying. Desse modo, seria interessante ressaltar isso, por exemplo: "Ocorrido em março de 2019, o massacre de Suzano - onde dois ex-alunos de uma escola pública foram protagonistas de uma barbárie que provocou a morte de dez alunos - trouxe à tona a discussão sobre as medidas para enfrentar o bullying no país". 

Agora, me responda uma pergunta: O leitor consegue estabelecer uma relação direta entre a breve narrativa e a tese

Dica: No momento que o estudante vai explicitar a tese, é fundamental que ele utilize um "articulador" para mostrar uma sequência textual e, ao mesmo tempo, fazer uma relação de sentido com a exemplificação. Por exemplo:

* Isso mostra que o Governo
*Tal fato evidencia que o Governo
*Em decorrência disso, observa-se que o Governo

Apesar da falta de articulação, é necessário elogiar a forma como a tese fica bem explícita, principalmente, pelo uso do vocábulo "falho". No entanto, vamos melhorar um pouquinho..."(...) o Governo falha ao tentar combater o bullying".

Você notou que na última frase da introdução há uma antecipação da proposta de intervenção? Isso é bacana, uma vez que o aluno valoriza o seu projeto de texto, pois sinaliza para o corretor que já planejou até mesmo a conclusão. Entretanto, como a problematização se dá por "responsabilização", isto é, o Governo é o principal foco do problema, é imprescindível que, na argumentação, haja uma discussão em torno desse agente.

Nesse caso, é interessante apresentar os argumentos. Eles poderiam ser encaixados logo após a tese: "Verifica-se que o Governo é falho ao tentar combater o bullying, uma vez que...". Tal ação evidencia o seu projeto de texto e a automaticamente a sua progressão textual.

Por fim, a expressão "duas vias" é extremamente conotativa, ou seja, expressa um sentido figurado. Dessa maneira, eu aconselho a não utilizá-la no texto. Para substituir "duas vias", poderíamos usar "medidas, ações".


E aí, gostou da análse!

Esta é a primeira de muitas e te auxiliará a se tornar um corretor da sua redação.

Bons estudos!

Um grande abraço.
Luciana











Nenhum comentário:

Postar um comentário