Texto dissertativo-argumentativo?
Na Língua Portuguesa, temos tipos e gêneros textuais. A tipologia textual é definida pelas características estruturais de um texto. Já os gêneros, são definidos pelo uso, pela sua funcionalidade, ou seja, pelo seu papel social como ferramenta de interação.
E aí, já percebeu onde se encaixa o texto dissertativo-argumentativo? Ele se encontra na categoria dos tipos textuais. Na verdade, é a junção de dois tipos: dissertativo + argumentativo. Então, vamos compreender como ele é construído?
Dissertar é expor, explicar, informar. Argumentar é defender um ponto de vista com o intuito de convencer.
Desse modo, temos a junção da informação + opinião. Nesse momento, apesar de parecer fácil, é importante que - no processo da escrita - você avalie se o seu texto é apenas explicativo, como um livro didático, ou se ele apresenta um posicionamento explícito, com marcas de opinião.
A seguir, tem-se um exemplo de texto dissertativo:
O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2. (Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/dissertacao-texto-dissertativo-argumentativo.htm. Acesso em: 18 mar. 2020)
Nesse texto, fica claro que há uma informação com base em pesquisas não especificadas, mas que garantem um caráter puramente dissertativo.
Agora, veja um texto dissertativo-argumentativo:
É condenável a atitude que grande parte da sociedade desempenha no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Apesar dos inúmeros desastres ecológicos que ocorrem com demasiada frequência, a população continua “cega” e o pior é que essa cegueira é por opção. (Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/dissertacao-texto-dissertativo-argumentativo.htm. Acesso em: 18 mar. 2020)
Já nessa abordagem, observa-se que há palavras que marcam uma opinião e isso é o que caracteriza um texto argumentativo.
Apesar da escolha desses exemplos, fica nítido que a argumentação construída com palavras que expressam sentido figurado (cega, cegueira) não é apropriada para esse tipo de texto. Logo, aprenda com os erros de outras pessoas e formule o seu texto de forma denotativa, ou seja, trabalhe o sentido literal.
Por fim, pense sempre na fusão entre informação e opinião. Assim, você construirá um texto pertinente à proposta do ENEM.
Bons estudos!
Luciana
Nenhum comentário:
Postar um comentário